Segurança

Utilização do cartão multicaixa

O Banco Comercial do Huambo aconselha as seguintes medidas de segurança para os utilizadores do Cartão Multicaixa:

  • Guarde sempre o seu cartão em local seguro e de difícil acesso a terceiros
  • Após recepção do seu Pin, nunca o guarde juntamente com o cartão. Memorize os algarismos ou altere para outro código que seja mais fácil para si recordar.
  • Quando efectuar um pagamento, não perca de vista o seu cartão e esteja atento que este seja utilizado num único equipamento.

    No momento do pagamento ou levantamento, ao introduzir o código secreto, verifique que o faz longe do olhar de terceiros.

  • Após o pagamento não permita que repitam a operação, sem que o terminal apresente uma mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida.
  • Deve exigir sempre um talão comprovativo da operação realizada
  • Deve guardar esse talão até conferir os movimentos efectuados com o extracto da entidade emitente.
  • Deve guardar esse talão e conferir os movimentos efectuados com o extracto bancário. Se detectar alguma anomalia, avise de imediato o Banco Comercial do Huambo.

Caso ocorra alguma dúvida em relação à segurança, em relação aos serviços e funcionalidades queira, por favor, entrar em contacto connosco.

Fraudes na Internet

Saiba como se proteger contra ataques de phishing.

Phishing é o tipo de fraude por meio da qual um pirata informático (hacker) tenta obter dados pessoais e financeiros de um utilizador, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

Phishing é um tipo de fraude electrónica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais e financeiros, em que o pirata informático (hacker) se faz passar por uma pessoa ou empresa confiável enviando uma comunicação electrónica oficial.

O Banco Comercial do Huambo indica-lhe algumas das principais regras de protecção contra esses ataques:

  • Nunca envie informação pessoal que lhe seja solicitada por e-mail tal como: nº do cartão de crédito, username, password, nomes, informações sobre o telemóvel pessoal (Fabricante, Modelo, Nº Telemóvel);
  • Não entre em "links" de e-mails que lhe pareçam suspeitos;
  • Desconfie de e-mails impessoais que se dizem de uma entidade com a qual mantém relações, seja um site de e-commerce ou uma instituição financeira. Normalmente os e-mails destas entidades dirigem-se ao Cliente pelo nome, como "Exmo. Sr. José Silva" e não por "Caro cliente".

Caso ocorra alguma dúvida em relação à segurança, em relação aos serviços e funcionalidades queira, por favor, entrar em contacto connosco.

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